Atividade De Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Nome: André Santos Xavier
Ra.: 914111604
Curso: Sistemas de Informação
São Paulo, 2014Atividade de Sistemas Operacionais
1. Os S.O.s nasceram em qual geração de computadores?
R.: Na década de 50, quando começou a utilização dos transistores.
2. Quais os tipos de S.O.s estudados?
R.: Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa, Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa, Sistemas BATCH, Sistemas de Tempo Compartilhado, Sistemas de Tempo Real, Sistemas com Múltiplos Processadores.
3. Dê as características de cada tipo, destacando como é a relação do Sistema com o computador.
R.: Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa: Neste tipo de sistema, o processador, a memória e os periféricos permanecem exclusivamente dedicados à execução de um único programa.
Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa: Neste tipo de sistema os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações: enquanto um programa espera por um evento, outros programas podem estar processando neste mesmo intervalo de tempo.
Sistemas BATCH: Processamento em batch tem como característica não exigir interação do usuário com o sistema ou com a aplicação. Todas as entradas ou saídas são implementadas por meio de algum tipo de memória secundária, geralmente disco ou fita.
Sistemas de Tempo Compartilhado: Neste tipo de processamento, cada usuário tem a impressão de que a máquina está dedicada ao seu programa, como se ele fosse o único usuário a se utilizar do sistema.
Sistemas de Tempo Real: No sistema de tempo real não existe a idéia de fatia de tempo como nos sistemas de tempo compartilhado. Um programa ocupa o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro com um nível de prioridade maior.
Sistemas com Múltiplos Processadores: Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais CPUs interligadas e trabalhando em conjunto.
4. Pesquise sobre exemplos de aplicações em