Atividade de Portif lio 11 semana BASES FISIOLOGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
1617 palavras
7 páginas
Atividade de Portifólio 11ª semanaAcadêmica: Tamára Soethe Daufemback
PELOTAS-RS
2014 2014
TAMÁRA SOETHE DAUFEMBACK
Atividade do Portfólio 11ª Semana
Trabalho apresentado ao Professor
Raphael Sicuro Leite como parte das exigências do 3º Ciclo da disciplina
Bases Físiologicas do Movimento Humano do curso de Bacharelado em Educação Física à Distancia.
PELOTAS-RS
2014
QUESTÕES
1)Qual a demanda de oxigênio durante o exercício? Por quê?
R: A demanda de oxigênio durante o exercício pode entre 15 e 20 vezes maior do que em repouso. Porque durante o exercício é preciso um fornecimento de nutrientes e oxigênio maior para o músculo fazer as contrações, principalmente em exercícios de alta intensidade.
2) O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica?
R: A pressão arterial sistólica é a maior pressão alcançada no interior da artéria aorta logo após a sístole ventricular. Em repouso, em indivíduos normotensos, a maior pressão alcançada fica em torno de 120mm Hg durante a sístole ventricular. E a pressão arterial diastólica é a menor pressão alcançada no interior da artéria aorta durante a diástole. Em repouso, a menor pressão alcançada é em torno de 80mm Hg.
3) Qual o comportamento das pressões arteriais sistólica e diastólica durante o exercício?
R: No repouso, o tempo para a diástole é maior do que o tempo da sístole. Já durante o exercício, quanto maior a intensidade (mostrado pela frequência cardíaca), menor o tempo da sístole e da diástole. Porém, como a diminuição da diástole é maior, em uma alta intensidade de exercício (com uma frequência de 180bpm), o tempo da diástole chega a ser menor do que o tempo da sístole.
4) O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício?
R: Fração de ejeção é o percentual relativo à quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejetada a cada sístole. Pois a intensidade do exercício aumentada, é