Atividade de pesquisa vanadio 1
Introdução
“Todo o filão da propriedade a Mina Menchen Maracás é rica em vanádio, com muitos depósitos de Vanadium-rico magnetita mineralização titaniferous particularmente em Gulcari A e outros depósitos menores, como Gulcari B, Nova Amparo e São José. A produção média anual está estimada em 11,4 mil toneladas de V2O5, equivalente ao longo de um vida útil da mina de 29 anos. Há ainda um enorme potencial para a expansão de recursos e taxas de produção no local do projeto.”
O Vanádio é um minério essencial na indústria siderúrgica, usado em beneficiamento de aço, na indústria aeroespacial, de petróleo e gás, produção de ferramentas manuais e materiais cirúrgicos.
O vanádio é um metal utilizado na confecção de aços de grande resistência que é misturado ao ferro ou alumínio com o objetivo de reduzir o peso e aumentar a resistência para ser utilizado na indústria aeroespacial, catalisadores, indústria de petróleo e gás e materiais cirúrgicos dentre outros. O processo de fusão do vanádio com o minério de ferro ou sucata de aço resulta na produção do ferro-vanádio que é a principal forma de comercialização. Em 2007 o Brasil consumiu cerca de 1.539 toneladas de ferro vanádio, tendo uma queda de 6,4% em relação a 2006. A totalidade do consumo nacional é proveniente de importação, já que não há nenhuma extração em escala comercial do minério no país. Os principais fornecedores são África do Sul, Estados Unidos e Alemanha (BRASIL, 2008 a). O aumento do consumo de vanádio continuará atrelado ao uso global do aço, pois há uma tendência de crescimento da aplicação mundial de vanádio em ferro ligas, que já alcançou 90% da produção mundial do metal. (BRASIL, 2008 b) Na tabela 05, pode-se observar que apesar do Brasil ainda não extrair o vanádio, é detentor da maior reserva ja conhecida do minério no mundo. A jazida em Maracás tem aproximadamente 17 milhões de toneladas com um elevado teor médio de 1,4% de pentóxido de vanádio