Atividade de percepção
Nome:
Idade: 12 anos
Responsável:
IMAGEM 1- olhou de longe, bastante pensativa identificou um vaso e um castiçal. Quando falo que tem mais imagens, ela vira a folha do avesso para ver se está atrás e vê um funil.
IMAGEM 2- vê rapidamente um casal de velhos, um homem e uma mulher.
IMAGEM 3- vê um quadro, um rosto de mulher, um pássaro, uma mar, um mulher, gira a figura, vê pedras e afasta a imagem para ver se tem mais alguma coisa, sem sucesso.
IMAGEM 4- vê uma mulher na escuridão, afasta e aproxima a imagem e não vê mais nada.
IMAGEM 5- vê apenas uma mulher e não acredita que tem mais imagens, fecha um olho, observa e vê uma árvore.
Ao mostrar as imagens com as ‘devidas’ figuras, ela não acreditou e falou que eu estava vendo demais, porque se ela não conseguiu ver todas as figuras, porque eu veria. Falei para prestar atenção e se concentrar que ela conseguiria ver. Pegou novamente, olhou uma por uma, continuou não acreditando que poderia ter mais coisas. Mesmo mostrando a ela as figuras, ela não via.
Ficou muito surpresa por não conseguir ver a mesma coisa que as outras pessoas. Em todas as imagens, pedia ajuda, e que falasse logo o que era, mas logo desistia e dizia que conseguiria ver sozinha.
COMPREENSÃO TEÓRICA
Os processos psicológicos básicos referem-se a praticamente tudo que nos constitui como indivíduos: sensação, percepção, estados de consciência, motivação, emoção, pensamento e linguagem.
Percepção, atenção e concentração foi o foco deste trabalho.
Percepção é a função psicológica que atribui estímulos, como selecionamos, organizamos e interpretamos nossas sensações, a fim de compreender o que acontece ao nosso redor. Atenção é a capacidade de focar num aspecto limitado do ambiente. Concentração é a capacidade de manutenção do foco.
A percepção é um dos campos mais antigos dos processos fisiológicos e cognitivos envolvidos. Para a psicologia, a percepção é o processo ou resultado de se