Atividade de matemática Financeira
Módulo: 2
Atividade: Individual 1
Título: O regime capitalização simples e composta
Aluno:Natália Guimarães
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pos Adm 5
Introdução
Regime de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital, este pode ser pelo regime de capitalização simples ou composta, ou melhor dizendo, os conhecidos juros simples e juros compostos.
O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples, onde o valor dos rendimentos se torna fixo. No caso do composto o juro incide mês a mês de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal, isto é, prática do juro sobre juro. No regime de capitalização simples os juros são calculados utilizando como base o capital inicial. As modalidades de investimentos e financiamentos são calculadas de acordo com esse modelo de investimento, pois ele oferece um maior rendimento, originando mais lucro.
Justificativa
Nos dias de hoje, quando vamos comprar um carro, uma casa ou até mesmo quando pensamos em fazer um empréstimo utilizamos os juros, geralmente os compostos, e por isso devemos saber como calcularmos e quanto será o valor final que iremos pagar a partir do valor inicial com os juros.
O que devemos ficar atentos é como serão calculados os juros, como eles serão descontados, se ao mês ou ao ano, enfim, para que possamos saber se será lucrativo ou não para o cliente.
1
Desenvolvimento
O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; Todavia, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, como por exemplo o
Brasil, a aplicação de capitalização simples só é recomendada para a utilização à curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os