Atividade de História
1) (Rural – 1999)
“III- Tem sido hábito, até agora, de certos homens segurar-nos como propriedade sua, visto que o Cristo nos libertou (...). Por isso, julgamos estar garantido que seremos libertados da servidão.” (Manifesto dos Camponeses Alemães Revoltados – 1525).
“Deus prefere que existam governos, por piores que sejam, do que permitir à ralé que se amotine, por mais razão que tenha.” (Martinho Lutero - Primeira metade do século XVI).
Por mais que Lutero e os camponeses alemães tivessem críticas comuns à Igreja Católica da época, existiam sérios pontos de conflito entre eles. A raiz deste choque está:
(A) na idéia de que somente aqueles que possuíssem instrução ou títulos podiam manifestar-se contra a Igreja Católica e suas práticas.
(B) no apoio mútuo existente entre Lutero e os setores da nobreza alemã que mantinham os camponeses sob servidão.
(C) no fato de os camponeses alemães defenderem o respeito absoluto ao dogma da infalibilidade papal, com o que Lutero não concordava.
(D) na excomunhão de Lutero pelo papa Leão X, já que os camponeses temiam aproximação com alguém acusado de heresia.
(E) no fato de a doutrina luterana defender a salvação do corpo e da alma, enquanto os camponeses só estavam preocupados com a salvação terrena.
2) (UFRJ/2000) Certas palavras nos ensinam que é desta maneira que a autoridade do Papa, inspirada pelo Anti-Cristo, será destruída. A palavra do Cristo que é o sopro, o bastão e a espada que saem de sua boca, manifestará plenamente para o mundo a tirania e a sedução desta Igreja. (Trecho do livro "Sincera admoestação a todos os cristãos para que se guardem de toda revolta", escrito em 1522, por Martinho Lutero.)
No texto Lutero ataca duramente a Igreja Católica e o Papa, comparado por ele ao Anti-Cristo. Apresente duas críticas formuladas pelo luteranismo à Igreja Católica.
3) A formação de um novo pensamento, próprio do pensamento renascentista, repercutiu na vida religiosa. Cite e