Atividade de Filosofia
1) No texto “A Pipoca”, Rubem Alves faz referência, dentre outras questões, ao movimento transformador. Nessa perspectiva e com atenção à metáfora do milho/pipoca, explique as características “negativa” e “positiva” da atitude filosófica e escreva de forma coerente a respeito das semelhanças entre a atitude filosófica e a disponibilidade às mudanças/transformações.
A filosofia ou ações filosóficas nada mais são do que questionamentos, perguntas. Como as que estão presentes em nosso cotidiano, perguntas necessárias para nossa sobrevivência e para uma boa relação social. Porque é? Como é? São questionamentos fundamentais para atitudes filosóficas, a partir daí começamos a perceber que nem tudo que dizem é verdade, pois como essas atitudes aprendemos a ser críticos e a analisar os fatos.
Característica negativa: é sempre dizer não ao preconceito, aos fatos e as ideias que para alguns é tido como verdade ou mesmo negar ações presentes no cotidiano, sem ao menos ter um pouco de conhecimento para tal. É negativo por negar o que está sendo impostas, as afirmações, para que sejam cegamente seguidas sem um compreendimento prévio.
Característica positiva: A filosofia permite que entendamos causas de algumas situações, buscando conhecimento e explicações.
Todo ser humano ao passar por alguma situação, não tão fácil, tende a mudar de ideia ou de opinião. As vezes despertam atitudes filosóficas, pois vão estar questionando as causas e consequências de cada situação. Assim como milho de pipoca exposto ao gogo se torna uma pipoca alva e macia.
2) Rubem Alves afirma que “[...]a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. ” Quanto às superações dos processos ideológicos de dominação social, quando é necessário ir além dos conceitos impostos, quando é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as