Atividade de filosofia e ética
1) Tendo em conta a situação em que vivemos, seja na família, seja no trabalho ou nas relações sociais em geral, qual a moral que predomina na vida prática? Antiga, medieval ou moderna? Que mostras você encontra na vida cotidiana de que há um conflito entre éticas diferentes?
Não acredito que na atualidade a vida prática dos seres humanos seja guiada predominantemente por uma única ética. Creio que a situação vivida indicará qual ética será levada em consideração: seja a grega, a medieval ou a moderna. Essa escolha também dependerá da história de vida do indivíduo, sua educação familiar, bem como a cultura da sociedade onde vive.
A ética grega realizava-se através do comportamento virtuoso entendido como ação, agindo conforme a natureza, cujo fim é a felicidade. Para os antigos gregos os seres são por natureza racionais e apenas aquele que domina suas paixões deixando-se guiar pela razão e não pela emoção podem-se considerar virtuosos. Esta ética guia muitas ações em que o meio ambiente passa a ser colocado enquanto imprescindível para a vida humana.
Na época medieval os seres humanos passam a cumprir um conjunto de regras estabelecidas por um ser superior (Deus). Desta forma tais regras passam a ser consideradas mandamentos divinos. Cometer alguma maldade nessa lógica cristã é desobedecer um mandamento revelado por uma divindade. Em uma sociedade onde ainda existem guerras por conta de ideologias religiosas podemos afirmar que tal ética ainda é bastante considerada nos dias atuais.
O período moderno é marcado pelo estabelecimento da lei moral enquanto construção humana coletiva que se dá através de convenções ou consensos, resultando em documentos que passam a orientar a vida das pessoas. É na modernidade em que o olhar fica voltado para a coletividade como forma de garantir a proteção uns dos outros, há também a percepção da presença de uma norma moral na própria natureza ao contrário da ética grega onde é unicamente a razão quem estabelece a