Atividade de empreendedorismo
A Região Sul do Brasil é a menor das regiões do país. Tem uma área terrestre de 576 409,6 km², sendo maior que a área da França metropolitana, e aproximadamente do mesmo tamanho que a Ucrânia sem a Crimeia, e um pouco menor que o estado brasileiro de Minas Gerais. Faz parte do Centro-Sul do Brasil. Divide-se em três unidades federativas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem como limites: ao sul com o Uruguai; a oeste com a Argentina e o Paraguai. A noroeste e ao norte com os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo; e a leste com o oceano Atlântico. É a única região do Brasil que se localiza fora da zona tropical, com as estações do ano variando nitidamente, porém a parte norte situa-se acima do Trópico de Capricórnio. No inverno, caem geadas e, em alguns raros momentos, neve. O relevo tem poucos acidentes, sendo dominado pela vastidão de um planalto, geralmente com pouca elevação.
- População: 28.795.762 (estimativa 2013)
- Densidade demográfica (estimativa 2013): 49,9 hab./km²
- Mortalidade infantil (por mil): 10,8 (2012)
- Analfabetismo: 4,4% (2012)
- Número de municípios: 1.191 (2013)
- Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Vegetação: Mata dos Pinhais ou de Araucárias (regiões de planalto); Mata Atlântica (região da Serra do Mar); Campos (na região da Campanha Gaúcha ou Pampa no Rio Grande do Sul).
- Rios Principais: rio Paraná, rio Uruguai, rio Itajaí, rio Jacuí e rio Pelotas
- Usinas Hidrelétricas: Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).
- Agricultura (principais produtos agrícolas): soja, trigo, arroz, algodão, cana-de-açúcar, laranja, uva, café, erva-mate.
- Economia: bem diversificada e desenvolvida. Destacam-se as indústrias de transformação, automobilística, têxtil, alimentícia, produtos eletrônicos e tecnológicos. A área de serviços também é muito importante, destacando-se o turismo nas cidades litorâneas, principalmente, de