Atividade de Biologia
CURSO: BACHAREL ADO EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROFESSOR: Maria José
PESQUISA BIBLIOGRAFICA
Nome (s) do aluno(s):
Bruno Gomes da Silva
Alyne Reis Melo
Jefersson Ramon da Silva Sousa
Daniel Rodrigues de Freitas
Lalas de Brito Carvalho
TERESINA-PI,
ABRIL DE 2015
O Núcleo Celular
É uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar as informações genéticas da célula. O seu diâmetro pode variar de 11 a 22.25 μm.
Além do material genético, o núcleo também possui algumas proteínas com a função de regular a expressão gênica, que envolve processos complexos de transcrição, pré-processamento do mRNA (RNA mensageiro), e o transporte do mRNA formado para o citoplasma.
Ciclo Celular
É um conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares. O ciclo celular consiste na intérfase e na fase mitótica, que inclui a mitose e a divisão celular.
Fases do ciclo celular: Interfase[editar | editar código-fonte]
A vida de uma célula começa no momento em que a divisão celular que a originou acaba e termina quando ela mesma se divide ou morre (toda a actividade celular cessa).
A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da outra. Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida.
Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico. É um período de intensa atividade na célula, quando ocorre a duplicação do material genético.1
A intérfase divide-se em três fases:
Fase G1
Nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organitos/organelas celulares e, consequentemente, a célula cresce.
Fase S
É