Atividade de Banco de Dados sobre uma Farmácia
O diagrama mostra as relações iniciadas antes mesmo de chegar na farmácia em si, apresentando de onde é fornecido o produto que chega as prateleiras da farmácia em questão. Há um fabricante que talvez possua um fornecedor, que prepara os lotes, contendo os produtos. O fabricante é quem faz os produtos. Já tendo o produto pronto, ele pode ser de duas categorias: medicamento ou perfumaria. Na perfumaria, vai apenas da escolha do cliente o que de fato é comprado, já o medicamento pode conter prescrição médica após uma consulta e será necessária a receita médica, para só então acontecer a venda.
2 - Invente nomes para os relacionamentos da figura.
3 - Dê uma justificativa para as cardinalidades mínimas do relacionamento entre FORNECEDOR e FABRICANTE no DER da figura.
Pode acontecer de um fabricante não utilizar de um fornecedor, e vender diretamente para a farmácia, mas é necessário que um fornecedor possua um fabricante para preparar os lotes que serão enviados para o comércio.
4 - Explique o significado das cardinalidades mínima e máxima do relacionamento ternário (entre MEDICAMENTO, VENDA e RECEITA MÉDICA) no DER da figura.
A cardinalidade mínima pode ser zero pois uma consulta não precisa ter uma prescrição médica, e um medicamento nem sempre precisa de receita para ser vendido.
5 - Em princípio, uma venda deve envolver ao menos um produto. Entretanto, isso não é exigido pelas cardinalidades mínimas dos relacionamentos entre VENDA e MEDICAMENTO e entre VENDA e PERFUMARIA no DER da figura. Explique por quê. Não é possível expressar esta restrição, pelo fato de o modelo ER não possuir uma notação que mostre que a união de dois relacionamentos (no caso, o de VENDA com MEDICAMENTO e o de VENDA com PERFUMARIA) tem cardinalidade mínima 1. Estra restrição teria que ser especificada fora do modelo ER.
6 - Para cada entidade e cada