ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO - O INDIVIDUO E A SOCIEDADE
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AULA TEMA TRÊS: O INDIVIDUO E A SOCIEDADE.
RAELLI LOPES DE OLIVEIRA – RA: 6814005034
ATIVIDADES DE AUTODESENVOLVIMENTO
Aula Tema 3 – O Indivíduo e a Sociedade
O primeiro contato de qualquer individuo é com família, sendo os pais a instancia de maior importância, pois são os mesmos que delegam os primeiros grupos culturais e classe social em que a criança irá se envolver e desenvolver, de acordo ao universo em que cresce
Em segunda estância, a partir de certa idade a criança passará a freqüentar o ambiente escolar, onde conhecerá diversos meios de burocracia e culturas divergentes dos que está acostumado, iniciando assim um novo modelo de relacionamento; aquele que podemos delegar como o impessoal e formal.
Os agentes sociais são considerados importantes em muitos debates, sendo um deles a criminalidade. Indivíduos que nascem em uma classe social de baixa renda, são inseridos nesta realidade a partir do seu nascimento, e a discussão se dissolve em torno de que pessoas mais humildes, que passam por extremas necessidades, sofrem por maiores dificuldades para ter um ensino de qualidade e boas oportunidades de trabalho, sendo assim são influenciados com maior facilidade a infringirem leis e iniciar práticas criminais com a intenção de obterem bens que “não seriam capazes” de dispor.
Quando se entra na escola, o individuo passa ter acesso a diferentes categorias sociais, onde tem conhecimento de diferentes situações, tanto melhores, como até mesmo piores que as suas. Assim passa a querer melhorar sua classe social, sendo em muitas das vezes estimulado a cometer delitos, para que, na maioria das vezes; passe a ter determinado status.
Porém não podemos dizer que esta (a classe social), seja o único meio de incentivo e causa pelas práticas de infrações; pois existem muitas pessoas de baixa renda que são dignas e possuem tudo o que tem mediante ao