Atividade de aprofuntamento
343 palavras
2 páginas
Curso de PsicologiaDisciplina: Antropologia
Tutor: Claudio Nascimento
Aluna: Luciana dos Reis Gonçalves Firmino
Data: 18/05/15
Atividade de Aprofundamento IV
Atividade Reflexiva
De acordo com o Evolucionismo de Cultural de Herbert Spencer, podemos organizar as imagens 1 e 2, como sendo um estágio menos evoluído ou Primitiva, sendo que a imagem 1 refere-se aos povos astecas e a 2 o povo de Israel. E as imagens 3, 4 e 5 já num estágio mais civilizado ou evoluído. Na categorização dentro do esquema de Henry Morgan, as imagens 1 e 2 podemos dizer que caracterizam-se como Barbárie, pois são arquiteturas em pedras, já se fundia minério de ferro e arava-se com arado de ferro com tração animal, já se incrementava a produção da natureza por meio do trabalho humano, e as imagens 3, 4 e 5 de civilização.
Já segundo uma visão RELATIVISTA, não vamos dizer sobre mais ou menos evoluída, mas são distintas entre si, onde o valor de suas culturas são preservadas independente do tempo ou época. Quando analisamos o relativismo cultural percebemos que há uma interpretação dos juízos em termos de aprovação social.
Segundo esta perspectiva, as normas morais são sempre relativa a determinada sociedade e cultura, desta forma, o certo e o errado variam de sociedade para sociedade e também a moralidade sofre esta variação, sendo que os juízos morais são verdadeiros quando em uma sociedade quando seus membros acreditam nisso.
Diante desta analise podemos que:
- Para os astecas as Pirâmides do Sol representam algo que é superior, que era mais importante para eles.
- Para os israelitas As Ruinas de Massada representam a luta por liberdade e o heroísmo e na sua interpretação valiam mais do que a própria vida.
- Para os argentinos a Casa Rosada representa autoridade, local onde se toma decisões importantes, que afetam a sociedade demonstrando sua relevância no pais.
- Para os franceses a Torre Eifel demonstram um símbolo nacional, o patriotismo e a amor pela sua nação.
- Para os