Atividade De Aprofundamento
Nome: Vinicius Melo Luvizoto
RGM: 15156338
Tutora: Juliana Fraga Valentim
Campus: Unifran
Instituição: Unifran
1.Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
O tema deste editorial se trata da falta de conhecimento linguístico, textual e de mundo de nossos governantes, cujo conhecimento Abraham Lincoln teria ao situar o discurso de Gettysburg (1863), em menos de três minutos, que mostra que falar muito não é ter muito a dizer.
Esse conhecimento mudaria bastante a forma de nossos políticos governar, de julgar, com tal conhecimento nosso governo deixaria mais claro para os leigos em relação a intender tudo o que dizem em seus julgamentos, tudo o que se passa lá dentro sem tanto “blábláblá”.
Trechos sobre a resposta sobre o tema
“Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.” “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão”
Argumentos do Autor
“Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia.”
“O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado.”
2.Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b.“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a