Atividade de Aprendizagem - Resumo
RESUMO
Segundo o autor Juciano Martins Rodrigues, o período eleitoral é ideal para discutir os desafios e as soluções para a mobilidade urbana. Ele aponta que no Brasil as politicas de mobilidade não acompanharam a acelerada urbanização, ocorrendo um período de ausência de investimento em transporte publico e priorização da motorização individual. Ainda no Brasil, existe uma enorme desigualdade de acesso ao sistema de mobilidade entre diferentes grupos sociais, ocasionando uma grande influencia na situação socioeconômica de indivíduos . Pessoas com maior renda tem maior capacidade de descolamento e também possuem capacidade para morar em locais com inflaestruturas e serviços , dessa forma a mobilidade urbana também é determinada pelo local de moradia.
O primeiro desafio que o autor cita é busca do rompimento dessa desigualdade
O segundo desafio está na revisão do modelo de desenvolvimento urbano do país. A primeira mudança está relacionada ao fato das periferias apresentarem ritmos de crescimento populacionais mais avançados que nas regiões centrais e segunda está na expansão dispersa das manchas urbanas, com a diminuição da densidade e a formação de malhas urbanas. O grande desafio também é em conter a expansão urbana .
Está cada vez mais evidente sinais de uma piora nas condições de deslocamento, um espécie de mal-estar causado pelos graves problemas de transporte.
Nos anos 2000 intensificou o aumento da posse e do uso próprio do automóvel.
Outro desafio é frear o padrão de mobilidade baseado no transporte individual . Apesar de apresentar diversas vantagens individuais, o automóvel também apresenta prejuízos coletivos , como congestionamentos, dificuldades para encontrar estacionamento , sendo assim qualquer politica centrada na circulação dos carros particulares é falha.
Entre 2001 e 2013 apresentou um impressionante crescimento do uso das motos, que superou o crescimento dos carros .E apesar do preços e das vantagens no