Atividade Complementar sobre o tema "Razão"
“O coração tem razões que a razão desconhece”
“Razões” são os motivos do coração, enquanto “razão” é algo diferente de coração, esse é o nome que damos para as emoções e paixões, enquanto “razão” é o nome que damos à consciência intelectual e moral.
2. Desde o começo da Filosofia, a origem da palavra razão fez com que ela fosse considerada oposta a quatro outras atitudes. Quais são? Comente-as brevemente.
Conhecimento ilusório: É o conhecimento da mera aparência das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas. Para a razão, a ilusão provém de nossos costumes, de nossos preconceitos, da aceitação imediata das coisas como aparecem s e tais como parecem ser.
Emoções: aos sentimentos, às paixões, que são cegas, caóticas, desordenadas, contrárias umas às outras.
Crença religiosa: A verdade é nós dada pela fé numa revelação divina, não dependendo do trabalho de conhecimento realizado pela a nossa inteligência ou pelo nosso intelecto.
Êxtase místico: (dos santos, dos profetas) no qual o espírito acredita entrar em relação direta com o ser divino e participar dele, sem nenhuma intervenção do intelecto ou da inteligência, nem da vontade.
3. Quais os princípios racionais? Comente-os.
Princípios da identidade: É a condição do pensamento e sem ele não podemos pensar.
Princípio da não-contradição: Afirma que uma coisa ou uma ideia da qual algo é afirmado e negado ao mesmo tempo e na mesma relação são coisas e ideias que se negam a si mesmas e que por isso se autodestroem, desparecem, deixam de existir.
Princípio do terceiro excluído: Define a decisão de um dilema, no qual as duas alternativas são possíveis e cuja a solução exige que apenas uma delas seja verdadeira.
Princípio da razão suficiente: Afirma que tudo que existe e tudo o que acontece tem uma razão para existir ou para