atividade complementar int ao estudo da hist ria textos de apoio 02
TEXTOS DE APOIO PARA A RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE HISTÓRIA- 1º BIMESTRE
TEXTO II PARA A QUESTÃO 04
Leia com atenção o texto abaixo e depois responda o que se pede em cada questão na plataforma do Edmodo (Questões de nº 04, 05 e 06)
O TEMPO
“Cada pessoa tem uma maneira própria de perceber e viver o tempo, dependendo do seu estado de espírito e da época em que vive. Se estamos felizes, o tempo passa como se voasse e se estamos tristes parece que as horas e os dias não passam. Entretanto, isso é uma ilusão, pois independentemente da nossa vontade, o tempo segue o seu curso infinito. Como já dizia o poeta Cazuza, “O tempo não para”.
Este tipo de tempo que estamos nos referindo é o tempo cronológico, que medimos pelo relógio e pelos calendários. Existem outros tipos de tempos: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico, que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas. O tempo histórico tem como agente os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas.
O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o ocidente, a juventude viveu um período agitado, com mudanças, movimentos políticos e contestação aos governos. O Rock, os Hippies, os jovens revolucionários e, no Brasil, o Tropicalismo, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, e a Jovem Guarda, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, entre outros, foram experiências sociais e musicais que derma à década de 60 uma história peculiar, diferente dos anos 50 e dos anos 70. Isso é tempo histórico: traçamos um limite no tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento escolhido,