Atividade Colaborativa
No mundo atual não muda muita coisa, pois ainda existe a escravidão, só que de uma maneira diferente de escravidão, que é muito vantajosa para empresários, pois é uma mão de obra barata, que contrata o funcionário para trabalhar em situações desumanas, oferecendo falsas promessas de trabalho, ou até mesmo para pagamento de dívidas. Normalmente essa ação acontece devido à situação socioeconômica do país, onde as presas mais fáceis são mulheres, imigrantes, pessoas pobres sem conhecimento e principalmente o governo que não criam leis rigorosas que punam pessoas que agem dessa forma.
Comparando a escravidão antiga com a atual a ideia é a mesma, pois pessoas são colocadas para trabalhar virando uma espécie de propriedade muitas vezes não recebendo nada em troca, recebendo ameaças constantemente, vivendo em locais desumanos entre outros. A única diferença é que antigamente pessoas eram castigadas em praça pública.
A escravidão moderna tem como principal beneficente o crime organizados e empresários. Para o empresário é uma questão de mão de obra barata, atuando na área rural e urbana, normalmente essas pessoas contratada são imigrantes, mulheres, crianças e pessoas pobres sem conhecimentos que aceitam as condições precárias de trabalho para sobreviver, aceitando trabalhar 12 horas por dia sem intervalo, colocando a vida e a saúde em risco, sem água potável, alimentos e o principal sem saneamento básico.
Já no caso do crime organizado eles atuam com falsas promessas de trabalho normalmente com mulheres e meninas oferecendo emprego fora do país para trabalhar em