Atividade Colaborativa
Nome:Tainá Cristina de Lima dos Reis RA: 1596874417
Tema: Escravidão no Trabalho em nossa Contemporaneidade.
Introdução
Quando ouvimos falar da escravidão, até hoje se torna um tema muito polêmico e então algumas pessoas nem se preocupam mais com o assunto e se fazem de cegos para certas situações. A escravidão acabou a muito tempo, mas ainda hoje existem escravos de fato, e estão por aí, escondidos e camuflados Homens, mulheres e crianças.
O Código Penal define uma pena de reclusão de dois a oito anos e multa para quem “reduz alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.
Ética e Relações Humanas no Trabalho: escravidão em pleno século XXI.
Questões
1. De que forma podemos perceber que a maioria das pessoas se comporta como se a escravidão no trabalho simplesmente não existisse mais?
Resposta: Podemos observar este fato tendo uma visão ampla, ou seja, mais aberta para que visualizamos o trabalho escravo,hoje. Ameaças de morte, castigos físicos, dívidas que impedem o livre exercício do ir e vir, alojamentos sem rede de esgoto ou iluminação, sem armários ou camas, jornadas que ultrapassam 12 horas por dia, sem alimentação ou água potável, falta de equipamentos de proteção, promessas não cumpridas.
2. Qual é a responsabilidade governamental e das empresas do setor privado frente à escravidão no