atividade colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Cristiane Maria Defalque
Anhanguera Educacional
2014
Evolução histórica do Seguro no Brasil
No Brasil, o seguro surgiu em 1808. A primeira empresa de seguro foi a companhia de seguros Boa – Fé, fundada na Bahia, e tinha como objetivo operar no seguro marítimo.
Em 1822, com a Independência, surgiram outras companhias de seguros, que foram incentivadas pela criação do código comercial que passou a disciplinar oficialmente o seguro marítimo.
Entre 1850 e 1860 foram regulamentadas todas as operações de seguros marítimos, surgindo novas empresas e novos ramos de seguro, como o seguro contra incêndio.
Em 1850 foi implantado o seguro de mortalidade de escravos.
Em 1855 foi fundada a companhia de seguros Tranqüilidade no Rio de Janeiro, a primeira companhia no Brasil a comercializar o seguro de vida.
Em 1860, estabeleceram-se no Brasil diversas empresas estrangeiras, que trouxeram para o país a sua experiência específica.
Em 1916 o código civil regulou, assim como o código comercial fez em relação aos seguros marítimos, todos os demais seguros inclusive o de vida.
Em 1939 foi criado o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB)
Em 1935, foi fundada a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, transformando-se em um grande grupo de segurador da América Latina, hoje conhecido como Bradesco Seguros.
Em 1937, como o estabelecimento do chamado Estado Novo, foi consolidado o princípio da nacionalização do seguro: somente as companhias seguradoras com acionistas brasileiros podem operar no Brasil.
Em 1939 o governo estabeleceu o monopólio do