Atividade Colaborativa: Desenvolvimento Econômico da China
O objetivo deste trabalho é analisar informações sobre esse país que vem crescendo a cada dia mais. Informações como: PIB per capita, IDH, concentração de renda, condições de trabalho, educação e hábitos de consumo dessa população, importação, exportação dentre outras.
A China se tornou a segunda maior economia do mundo, o crescimento chinês tem apresentado um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo, mas embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China tem enfrentado algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situações de pobreza, principalmente no campo. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo, sem contar os problemas de poluição do ar e dos rios.
As empresas da China têm um custo reduzido em questão de mão de obra, pois o governo tem controle dos salários e regras trabalhistas e por terem juros baixos assim tornam os produtos chineses os mais baratos de todo o mundo.
A China possui alta taxa de crescimento atualmente é avaliada em crescimento de 10%
ao ano o seu PIB (Produto Interno Bruto) atingiu US$7,46 trilhões, ficando atrás
somente dos Estados Unidos que é o primeiro no mundo.
Outro ponto forte da economia é a agricultura junto da indústria arrecadam 70% de trabalho na China.
A China é a maior produtora de arroz e está entre as principais produtoras de soja, milho, tabaco, trigo, algodão, além de recursos minerais.
E não podemos deixar de mencionar as tecnologias mais sofisticadas, engenharias avançadas.
De acordo com a Receita Federal na pauta de exportações e importações, os produtos mais importantes exportados para a China são:
• Soja e o óleo de soja são utilizados culturalmente, pois na alimentação os chineses os tem como base, "tofu" e "shoyu" e o óleo de cozinha,