Atividade Colaborativa de Libras
A acessibilidade da pessoa surda ainda nos dias de hoje, em muitos ambientes seja no cultural, educacional, social ou familiar, deixam a desejar, pois a falta de profissionais habilitados que trabalham nesses ambientes já citados é muito grande. Por exemplo, um professor na rede publica que já tem mais de 15 ou 20 anos na área, se ele não tiver especialidades em salas de recursos, este professor vai ter grande dificuldade em socializar a pessoa surda.
Nós alunos só tivemos um pouco de libras agora no ensino superior, o que foi bom mais deixa a desejar por ser na modalidade EAD, uma aula de grande importância, pois a inclusão bate todos os dias em nossa sala de aula, um professor que queira se aprofundar na área de libras é obrigado a fazer um curso fora da universidade, o que muitas vezes fica inviável.
Vamos repensar em nossos atos diante de uma pessoa surda....
*Qual o papel da LIBRAS para a acessibilidade das pessoas surdas à sociedade como um todo?
A Libras é uma linguagem de extrema importância para um público específico, que são as pessoas surdas e que necessitam dela para que interajam com outras pessoas na sociedade.
O ponto principal de libras é proporcional a interação de pessoas ouvinte com as surdas, assim leva a conhecer, aprender e que tenha um mínimo de conhecimento em comunicar-se com esse publico.
Por outro lado existem ainda na nossa sociedade pessoas que olham para a pessoas surda como alguém MUITO diferente, uns nem chegam perto com medo que seja contagioso, grande bobagem... nesse caso a falta de informação deixa a pessoa ouvinte cega.
Mas através da libras podemos mudar essa situação, hoje já existem profissionais habilitados que possibilitam as crianças surdas frequentarem escolas normais e não especificas como eram antigamente, algumas escolas já tem o professor da própria sala e outros que fica na sala de recurso que atende esse aluno de