Atividade Colaborativa Casos De Familia
Ciências Sociais
NOME
PATRICIA DE SOUZA VELASQUES RA
8061795130
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ciências Sociais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação do(a) tutor(a) Ademir Gargary.
Introdução (descrição do programa escolhido)
Casos de Família é um programa de televisão brasileiro de gênero talk show produzido e exibido pelo SBT desde 2004. Atualmente, é apresentado por Christina Rocha, que substituiu Regina Volpato no comando do programa em 2009, conhecido no popular “barracos de familia” o programa é exibido de segunda a sexta às 14h15min horário de Brasília.
Análise crítica do programa Acredito que o programa de televisão citado se compara com a indústria cultural que transforma o bem cultural em mercado e produto, considerando apenas os temas abordados pode ser considerado um bem cultural, pois se define por utilidade publica, abordando os diversos temas como homofobia, racismo, lei Maria da penha entre outros, o programa também traz o comportamento familiar e a questão psicológica das pessoas, por outro lado, se não fosse trágico seria cômico, pois o programa não passa de um produto, que utiliza os temas importantes para a sociedade porem trata de uma forma bizarra e sem escrúpulos.
Não se sabe qual a serventia que o programa traz para a sociedade, já que a própria aponta o programa como falso e armado. Sendo armado ou não, o programa não possui concorrência relevante simultaneamente, pela Rede Globo o concorrente é Vídeo show e Sessão da tarde, na Band o programa é Sabe ou não sabe e na Record a concorrência é Programa da tarde.
No ano de 2012 em uma pagina da UOL o programa já é apontado como armação através de denuncia, e em 2014 um vídeo no youtube com o titulo “MAIS UMA ARMACAO CASOS DE FAMILIA