Atividade Colaborativa Aula-tema 7 – Negociação coletiva e greve. Dissídio individual e coletivo.
Negociação coletiva e greve. Dissídio individual e coletivo.
SUMÁRIO
Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
INTRODUÇÃO
1. Sujeitos das Relações Coletivas
2. Funções da Negociação Coletiva
3. Modelo Sindical Brasileiro/Direito Coletivo do Trabalho
4. Conflitos Individuais e Coletivo
5. Negociação Individual e Coletiva do Trabalho
6. Convenção Coletiva e Acordo Coletivo/Negociação Coletiva
7. Representação dos Trabalhadores na Empresa
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Neste desafio, irei mostrar a aprendizagem citada em síntese sobre cada assunto solicitado em Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.
1. Sujeitos das Relações Coletivas
A empresa que tivemos contato direto tem pouco mais de trinta funcionários não tendo programas e envolvimento com sindicatos. Está localizada na Região Metropolitana. É de pequeno porte. Onde comercializa produtos de EPI’s onde busca atender excelentemente o cliente que também são organizações. Não tendo uma “Organização Sindical”. Já como exemplo de empresa a Petrobrás que não tive contato. É uma empresa de grande porte, onde tem vários programas incluindo o de Saúde e Segurança do Trabalho. Participa efetivamente de Organização Sindical. Pois é uma empresa grande que com toda certeza possui bem mais de cem funcionários trabalhando com o comércio de petróleo. Onde os colaboradores trabalham com riscos. E onde existe uma super organização para ter prevenções de acidentes, benefícios, entre outros, para os funcionários.
2. Funções da Negociação Coletiva
A função da negociação coletiva de trabalho cumpre funções jurídicas, política, econômica e social. Tendo em vista estabelecer condições de trabalho para todos os trabalhadores compreendidos na base territorial das entidades negociantes, vinculando todos os trabalhadores e empregadores na referida base feito entre entidades sindicais e as entidades patronais ou empresas individuais ou agrupadas.
As