Atividade colaborativa 1
EPG Glorinha Pimentel
INEP 35386315
Atividade colaborativa 2
Caracterização dos fatores de proteção e risco na escola
Fernanda Pereira de Campos Bicudo
Fernanda Mayumi Garcia Zerbinato
Guarulhos/SP
Junho/2014
Módulo II
CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES DE PROTEÇÃO E DE RISCO NA ESCOLA
Panorama do uso de drogas no contexto escolar
Desde que estamos na escola não foi feito nenhum tipo de avaliação que possa nos dar uma noção do uso de drogas em nossa escola, nem em anos anteriores. Sendo assim, não temos informações quantitativas e nenhuma estimativa do consumo. No entanto, observando nossos educandos, principalmente os da EJA – Educação de Jovens e Adultos, percebemos que as drogas mais consumidas são: bebidas alcóolicas, tabaco e maconha. Os tipos de usuários estão entre o recreativo e abusivo/dependente.
Os principais danos identificados estão relacionados à evasão escolar e conflitos familiares; pois ao entrarmos em contato com os familiares devido ao excesso de faltas, as queixas muitas vezes são parecidas: “dizem não saber dos filhos”, “ estão envolvidos com maus elementos”, “são indisciplinados” ou insinuam que estão envolvidos com drogas.
A questão do uso de drogas é abordada no Plano de Ação da unidade escolar, estando a comunidade local ciente da vulnerabilidade do uso de drogas lícitas e ilícitas em que estão inseridos. Para isso tentamos promover a integração entre a escola e a comunidade, tentando assim despertá-los para os problemas físicos, psíquicos e sociais que as drogas podem causar.
Apesar de não termos dados concretos como pesquisas, relatos oficiais, baseamo-nos em observações feitas no cotidiano, conversar informais e isoladas que demonstram a existência do uso de drogas por nossos educandos, sendo necessário uma ação mais eficaz e que já foi diagnosticado em nosso Plano de Ação para 2014.
Em atas do conselho escolar, existem registros de pais pedindo mais