Atividade ciência política diversos
Povo – São os nacionais do País, sendo “Jus solis”, direito que decorre do solo, os nascidos no País e “Jus Sanguinis”, direito decorre do “sangue”, os filhos de nacionais.
Território – Delimitação clara do território para assegurar a eficácia do poder e a estabilidade da ordem.
Poder Soberano – O qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade.
2) Explique o que é o poder soberano e desde quando ele existe manifestado na história. Por que?
Poder Soberano é o poder ou autoridade absoluta de um lugar, propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que não deve sua validade a nenhuma outra ordem superior. Historicamente, é bastante variável a formulação do conceito de soberania, no tempo e no espaço. No Estado grego antigo, como se nota na obra de Aristóteles, falava-se em autarquia, significando um poder moral e econômico, de auto-suficiência do Estado. Já entre os romanos, o poder de imperium era um poder político transcendente que se refletia na majestade imperial incontrastável. Nas monarquias medievais era o poder de suserania de fundamento carismático e intocável. No absolutismo monárquico, que teve o seu clímax em Luiz XIV, a soberania passou a ser o poder pessoal exclusivo dos monarcas, sob a crença generalizada da origem divina do poder de Estado. Finalmente, no Estado Moderno, a partir da Revolução Francesa, firmou-se o conceito de poder político e jurídico, emanado da vontade geral da nação.
3) Explique as teorias sobre a origem e as causas do estado.
Teoria da origem natural do Estado - Afirmação de que o estado se formou naturalmente, não por um ato puramente voluntário. As causas são a família e econômica.
Teoria Contratualista – o Estado é criado a partir de um acordo ou contrato. Para Hobbes o contrato cria a sociedade e o Estado Absolutista. Para Rousseau um contrato cria a Sociedade e outro o Estado para atender a vontade geral. As causas são a preservação do