Atividade Ciclo 1 Portf Lio
ARTHUR ESCOBAR HAMMES
1) Que aconteceria se Taylor não obrigasse os homens a descansar?
A falta de intervalos para descasos no horário de serviço prejudicaria o desempenho dos trabalhadores, pois geraria principalmente fadiga corporal, lembrando que Taylor não levava em conta o fator emocional nos estudos homem x trabalho.
2) Você acredita que o trabalho duro e ininterrupto atrapalha a produtividade? Justifique sua resposta.
Acredito que a produtividade só obtém progressos se o indivíduo responsável por realiza-la não for controlado apenas como um objeto de produção, de maneira rígida e escaça de compaixão, pois a boa produção de um funcionário provém, além do fator salarial, de fatores emocionais e motivacionais.
3) Trabalhar menos produz mais em qualquer situação? Argumente sua resposta.
Um menor período de serviço, se planejado com estratégias motivacionais eficazes, pode sim produzir mais e melhor do que em situações contrárias, pois, como dito nos questionamentos anteriores, trabalhar demais, de maneira ininterrupta, e sem o fator emocional levado em conta, nos casos de jornadas de trabalho mais longas, torna a produção desgastante, insatisfatória e ineficaz.
4) Você conhece outras situações em que as pessoas precisam descansar para poder realizar uma tarefa?
Em situações onde existe o trabalho braçal, intervalos de descanso são essenciais, para não dizer obrigatórios, para a realização das tarefas pré-planejadas. As abordagens atuais devem levar em conta os fatores de necessidades fisiológicas do homem. Como exemplo, pode ser citada a construção de uma edificação, onde é necessária força bruta de vários funcionários.
5) Na empresa em que você trabalha, caso fosse aplicado esse estudo, qual seria o resultado?
Com a aplicação desse estudo, acredito que os resultados relativos a produtividade e diminuição de retrabalho seriam satisfatórios. Focando, principalmente, na Teoria Motivacional: uma abordagem, por parte dos superiores, mais