Atividade bônus dinâmica da terra
Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Dinâmica da Terra
Coordenadoras: Glauca Torres Aragon e Cleide Ferreira da Silva Albuquerque
Tutora à Distância: Juliana Sobreira
Atividade Bônus 1
Esta atividade vale até 1 ponto bônus a ser somado com a nota da AP2. A atividade deve ser enviada pela plataforma até dia 06/05, 23h55min.
Em 22 de maio de 1960, pescadores na Ilha de Chiloé, sul do Chile, ao sentirem as fortes vibrações de um dos maiores terremotos já registrados, correram para o mar em suas embarcações tentando se proteger. 10 a 15 minutos após o terremoto, o mar recua dezenas de metros e volta logo em seguida numa onda gigantesca destruindo todos os barcos. Apenas na ilha de Chiloé 200 mortes foram contabilizadas. Até no Havaí, a 10.000 km de distância, os efeitos destas ondas causaram mais de 60 mortes e milhões de dólares em destruição (Teixeira et al., 2008).
Questões:
1. Existe relação entre os terremotos e a movimentação das placas tectônicas?
(x ) Sim ( ) Não. Explique.
As placas tectônicas se deslocam, provocando abalos (abalos sísmicos) na superfície terrestre como terremotos e atividades vulcânicas.
2. Por que os terremotos são tão frequentes no Chile (texto acima) e nas Ilhas Salomão (vídeo)? Explique detalhadamente.
O Chile está em uma zona de instabilidade tectônica, ou seja, uma área de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana. O encontro dessas duas placas produz um terremoto de grande proporção a cada dez anos no país.
3. Por que, no Brasil, as atividades sísmicas são, predominantemente, de baixa intensidade?
O Brasil está em cima de uma placa tectônica e não no encontro de duas ou mais em colisão.
4. Existe relação entre terremoto e tsunami? ( x) Sim ( ) Não. Explique como se formam os tsunamis. Por causa do movimento das placas tectônicas, moverem em baixo do oceano. A abertura causada pelo tremor no mar empurra a água para cima, dando início à onda; a