Atividade B1 e B2
Módulo II - Eixo Biológico
B1 - Ciclos biogeoquímicos
B2 - Assimilação e fluxo de energia nos sistemas ecológicos
Tutor: Renilton Delmundes Bezerra Turma/cidade:
Aluno: Mayara dos Anjos Barbosa Data:
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”(Lavoisier).
1- Durante uma aula de ecologia no curso de biologia da UFT – Porto Nacional, depois de mostrar vários problemas ambientais que assolam a humanidade, o professor perguntou aos alunos o que eles estavam fazendo para de racionalizar a demanda individual diária de matéria e energia e, assim, diminuir a “pressão” sobre os ecossistemas da terra.
Diante da questão, um aluno disse que, antes, apenas mandava para reciclagem o lixo da sua casa, mas, recentemente, resolveu também reduzir o consumo de maneira geral e reutilizar o máximo possível de coisas. Outro aluno, respondeu que era vegetariano.
Considerando o conhecimento atual sobre a assimilação e fluxo de energia nos sistemas ecológicos, existe algum embasamento científico na resposta do aluno vegetariano? Explique.
Os principais danos hoje a saúde do meio ambiente esta ligado a produção bovina para produzir a carne e necessário desmatar e queimar todo esse desmate e acrescentar a esse solo substancias que ajudam no crescimento do capim para gerar pastos mais também são necessários oito vezes mais combustíveis fósseis para produzir proteína animal do que proteína vegetal e a produção de alimentos animais consome volumes muito elevados de recursos hídricos.
No quesito poluição por gases de efeito estufa a pecuária surge no topo da lista, pois a fermentação entérica dos ruminantes dos quais se destacam os bovinos, são os maiores responsáveis pela emissão de metano, gás que, comparado ao dióxido de carbono, é 21 vezes mais poluente.
Com todas essas desvantagens percebemos que a produção de carne gera um desgaste ambiental muito grande, através