Atividade Avaliativa
1. Para Cornelli, Carvalho e Coelho, a história da Filosofia, além de ser construída pela memória, é construída pela memória, é construída a partir de escolhas, porque, apesar de um determinado fato estar na mente de um indivíduo, ele pode escolher compartilhar através do relato que oculte detalhes, sejam eles relevantes ou não. Dessa forma, prevalecerá uma visão particular do que de fato ocorreu.
2. Por ser um campo de estudo amplo, a Filosofia exige de seu leitor a disposição em desligar-se de suas verdades absolutas. A partir disso, é possível deduzir diversas visões à respeito de uma obra, que ora podem convergir, ora divergir, tal como ocorreu nos estudos realizados por Foucault e Habermas à respeito de Kant. As interpretações só foram possíveis, porque estes deixaram de lado as barreiras impostas tanto por eles mesmo, quanto pela obra, como o preconceito, o vocabulário e o contexto histórico diferente
3. Os conceitos filosóficos, são oscilantes, vagos, multiformes, flutuantes como costuma ser demonstrado na mudança dos pontos de vista filosóficos. Porém, tal incerteza dos conceitos filosóficos não está exclusivamente fundamentada na mudança dos pontos de vista. Ela pertence muito mais ao sentido mesmo dos conceitos filosóficos, os quais permanecem sempre incertos. A possibilidade de acesso aos conceitos filosóficos, portanto, é totalmente diferente da possibilidade de acesso aos conceitos científicos.
Para a filosofia, a ação humana só poderá ser criada através da racionalidade do indivíduo. Cabe somente a ele decidir os caminhos que lhe são importantes. Além disso, ela se preocupa com o conjunto. Ainda, o sentido da realidade, para a filosofia, pode ser alterado de acordo com o contexto histórico.
A ciência apresenta caráter metódico e individual. Além disso, quando um conceito é comprovado pela ciência, a tendência é que ele não se altere através do tempo.
4. A religião apresenta