Atividade Avaliativa F A
Disciplina: Fusões e Aquisições
Caso 1
1) Classifique essas operações de fusão quanto as suas orientações estratégicas:
A Fusão entre a Perdigão e a Sadia é classificada como uma fusão horizontal, resultando na união de grandes companhias no mesmo ramo de atividade, que eram concorrentes. Seu processo de takeover foi amigável, pois houve uma negociação entre as partes. Como estratégia ocorreu a reorganização societária das companhias, unificando suas operações, surgindo a BRF –Brasil Foods S.A, criando uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com faturamento anual superior a R$ 20 Bilhões.
A Fusão entre a Kroton e a Anhanguera também é classificada como uma fusão horizontal, resultando na união de grandes companhias no mesmo ramo de atividade, que eram concorrentes. Seu processo de takeover foi amigável, pois houve uma negociação entre as partes. Como estratégia ocorreu a reorganização societária das companhias, porém a composição acionária da companhia ficou dividida em 57,48% acionistas da Kroton e 42,52% acionistas da Anhanguera, criando uma empresa líder em ensino superior em âmbito nacional com faturamento anual de R$ 3 Bilhões.
2) Elabore um paralelo entre as operações, ressaltando os motivadores estratégicos para a decisão e pontuando as semelhanças e as discrepâncias entre elas.
Atualmente está ocorrendo um alto grau de competição entre as grandes empresas nacionais e internacionais, com isso os altos executivos estão buscando como foco estratégico, a fusão e até a aquisição de empresas. Pois com isso podem conseguir rápida expansão, vantagem competitiva e conquistas de novos mercados.
No caso da Perdigão e Sadia, os altos executivos decidiram por uma fusão, pois ambas tinham um grande nome no mercado, com isso a empresa poderá ter o poder de mercado para impor suas condições, pois com a fusão de marcas pode diminuir a força dos concorrentes, além disso buscaram adicionar valor para seus acionistas.
Já no processo de fusão