Atividade avaliativa questionário – disciplina fundamentos filosóficos da educação
Questões Dissertativas
1) Observe a seguinte afirmação: “A Filosofia faz com que o educador não seja mero reprodutor de ideias e de técnicas pedagógicas, mas possibilite a construção de uma educação emancipatória e libertadora”. Aponte as diferenças entre o professor meramente técnico e o professor comprometido com a educação crítica, emancipatória e libertadora. (0,2)
Resposta: O professor é visto antes de tudo como um técnico. À medida que a Pedagogia foi se instrumentalizando, para organizar procedimentos de sala de aula, dentro dos pressupostos de uma racionalidade técnica, ela dói perdendo sua dimensão fundamentadora de ser a parceira crítica da prática educativa, para ser apenas a formadora de técnicos de produção de aulas.
São muitos os pedagogos que têm se debruçado sobre a questão do professor como profissional reflexivo, como também não lhes têm faltado críticas, algumas delas devido a um eventual descuido pelo saber escolar, pela assimilação dos conhecimentos, em decorrência da maior ênfase dada à construção do conhecimento. Igualmente, criticam-se os riscos de falta de rigor e um “recuo da teoria”, ao se valorizar a flexibilidade do professor diante das situações concretas.
2) A Filosofia apresenta diferentes áreas de estudo, dentre elas, a Filosofia da Linguagem e a Antropologia. Explique cada uma dessas áreas, demonstrando sua relação com o ato pedagógico. (0,2)
Resposta: Antropologia (do grego anthopos, “homem”) – Investiga a concepção de ser humano, ou seja, a partir do que o ser humano é, reflete sobre aquilo que se pensa que ele deva ser. Distingue-se da antropologia científica, que estuda as diferentes culturas existentes.
Filosofia da Linguagem – Reflexão sobre a linguagem como elemento estruturador que explica a relação do ser humano com a realidade; a natureza da linguagem; os sentidos dos signos e proposições lingüísticas etc. Há várias