Atividade avaliativa libras uniseb
1) Qual a fase ideal para a aquisição da LIBRAS pelo surdo?
Segundo atores cognitivistas, a faixa etária correta para tornar um indivíduo íntimo de seu mundo é o que vai até os cinco anos de idade e é conhecido como o período da primeira infância. É nessa fase da vida que a criança faz a aquisição da linguagem, utilizando de hipóteses, experimentando possibilidades para estruturar seu pensamento e sua gramática, ou seja, suas regras de comunicação. Como a estruturação sólida e um pleno domínio de sua língua materna, a criança poderá aprender novas línguas e seus símbolos.
2) Justifique porque o letramento é fundamental na aquisição da Língua Portuguesa para o surdo.
A LIBRAS para o surdo, como toda a língua materna, é a língua que desperta a subjetividade e a capacidade de compreensão do indivíduo. Sendo a linguagem responsável pela constituição do pensamento, o surdo deve ter acesso a esta língua, caso contrário, terá dificuldades na constituição do pensamento. E, não havendo pensamento, não haverá como adquirir nenhum tipo de língua. A LIBRAS, portanto, o ajudará a constituir seu pensamento e sua consciência, habilitando o surdo a adquirir a língua Portuguesa ou qualquer outra.
3) Responda ao título do texto: “devemos alfabetizar o indivíduo surdo: primeiro em LIBRAS ou em Português?”.
O surdo deve ser primeiramente, alfabetizado em LIBRAS, por ser esta sua língua materna, a que ele adquire espontaneamente e a que ele pode dominar plenamente, pois utiliza o meio espaço-visual, que é muito desenvolvido pelo indivíduo surdo. A língua Portuguesa será sua segunda língua, pois esta já não é natural para estes indivíduos e sua apropriação é