Atividade avaliativa desafio de aprendizagem
Disciplina: Matemática
1. Introdução
Função
Consiste de uma relação estabelecida entre dois conjuntos A e B, onde exista uma associação entre cada elemento de A com um único de B através de uma lei de formação. Cada função possui uma propriedade e é definida por leis generalizadas, assim como possuem um conjunto denominado domínio e outro chamado de imagem da função, que, no plano cartesiano, são representados, respectivamente pelos eixos x e y (valores obtidos em função de x).
Função de 1º Grau
É um tipo de função que relacionará os valores numéricos obtidos de expressões algébricas do tipo (ax + b), constituindo, assim, a função f(x) = ax + b, bastando haver uma expressão algébrica do 1° grau.
Ex.: Dada a função f(x)= x – 2, temos que:
Para x = 1 ( f(1) = 1 – 2 = –1 Para x = 4 ( f(4) = 4 – 2 = 2
Função de 2º Grau
É toda função estabelecida pela lei de formação f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais e a ≠ 0. Sua representação geométrica é dada por uma parábola, que de acordo com o sinal do coeficiente a pode ter concavidade voltada para cima ou para baixo, permitindo que determinarmos também o ponto máximo e o ponto mínimo de uma função, utilizando as seguintes expressões matemáticas:
Xv = - b/2*a Yv = - Δ/4*a
Receita
A receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto ou de uma entrada monetária, em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos.
Lucro
A função lucro é o retorno positivo de um investimento. Vantagens ou interesses que se tiram de uma operação qualquer, sendo um ganho proveniente de qualquer especulação depois de descontadas as despesas, ou seja, um ganho líquido. Pode ser representado pela função:
L(x) = R(x) – C(x), onde:
R(x) =