ATIVIDADE AVALIATIVA DE QUIMICA
ALUNOS: Nº: DATA: / /
1- O QUE É UMA SOLUÇÃO ?
R: Solução e qualquer mistura homogênea.
2- DIFERENCIE SOLUTO DE SOLVENTE.
R: Soluto é o componente da solução que adquire estado físico do solvente ou é a substancia que concorre com menor quantidade na solução. Solvente é o componente que na solução mantem o seu estado físico original, ou seja, é a substancia mais abundante na solução.
3- DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE SOLUTO COMO CLASSIFICAMOS AS SOLUÇOES? DEFINA OS 3 TIPOS.
R: Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.
4- QUANTO Á PROPORÇÃO DE SOLUTO COMO PODEM SER CLASSIFICASAS AS SOLUÇÕES ? DÊ EXEMPLOS.
R: Soluções Moleculares: São aquelas que possuem solutos moleculares que apenas se dissolvem em água e geram uma solução não eletrolítica, ou seja, que não conduz eletricidade. Um exemplo é a água com açúcar. Soluções Iônicas: Essas soluções são eletrolíticas, conduzem eletricidade e sua formação pode se dar de duas formas: 1 – Quando colocamos solutos iônicos na água e eles sofrem uma dissociação iônica, ou seja, os seus íons são separados e ficam no meio aquoso. Exemplo: sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl – na água); 2 – Quando colocamos solutos moleculares que reagem com a água, sofrendo ionização, ou seja, originam íons que ficam no meio aquoso. Exemplo: cloreto de hidrogênio (HCl) na água.
5- QUANTO AO ESTADO DE AGREGAÇÃO COMO PODEM SER AS SOLUÇÕES?