ATIVIDADE AVALIATIVA 5 - OBJETIVA G2
b.( ) Por outro lado, um exemplo de “ética normativa” encontramos no mandamento que proíbe matar outro ser humano, pois esta norma nos obriga independente do que as pessoas pensam ou fazem ou do que realmente acontece em uma sociedade histórica qualquer.
c.( ) Considerando a distinção entre ética (que se ocupa de princípios) e moral (que se ocupa de ações) podemos dizer que um exemplo de moral cristã está na famosa frase de Jesus Cristo: “amarás a teu próximo como a ti mesmo”.
d.( ) Da mesma forma, ainda com base na distinção entre ética e moral, podemos afirmar que um exemplo de ética budista se encontra no que Sidharta Gautama chamou de terceira nobre verdade: “o sofrimento cessa quando o desejo cessa”.
e.( ) A ética descritiva e a ética normativa podem ser identificadas como dois modos distintos de percepção da ética, cada uma com pressupostos teóricos diferentes
2
2. Ainda falando sobre ética podemos dizer que: 1) A consciência desempenha um papel importante no sentido de coibir ou incentivar a tomada de determinada decisão a partir de algum valor. 2) Relativizando o conceito, consciência é a capacidade que temos de reagir ao certo ou ao errado a partir daquilo que é o nosso mais alto valor. 3) Quando falamos neste assunto surge um problema que nos intriga: de onde vem a consciência? 4) Não existe uma resposta exata para a pergunta, mas pelo menos três possibilidades se abrem: a primeira é que a consciência é inata ao ser humano. A segunda afirma que ela é imposta pelo ambiente externo, moldando o ser humano. E a última afirma que a consciência é inata ao ser humano, apesar