Atividade avaliativa 1 - introdução à economia
2) De certa forma, todo mundo vende seu tempo, então é importante estar ciente que mesmo que algo não tire dinheiro da sua carteira, o custo de oportunidade não é apenas real, mas tão valioso quanto. Dizer “não” custa dinheiro. Dizer “sim” também. Em geral para se conseguir algo do qual se almeja, tem-se que abrir mão de algo que já se tem. Por isso convém sempre estimar o custo-benefício dessa transação pessoal, como também levar em conta o seu custo de oportunidade. Em uma transação econômica, onde se lida com diversificadas alternativas, existe sempre a possibilidade de um ganho ou perda. O custo de oportunidade é comumente expresso como o preço de uma escolha em relação à outra escolha.
No caso da Gisele Bündchen não seria vantajoso que ela pintasse a grade de sua própria casa, deveria contratar algum profissional para fazer o serviço, visto que o valor a ser pago pelo serviço seria insignificante em comparação ao que ela poderia receber neste pouco tempo se estivesse exercendo atividades que lhe são próprias e, consequentemente, lucrativas.
3) Enquanto acontecia a guerra eram convocados os cidadãos a se alistarem e então sendo contratados ao exército, sendo assim diminuindo o desemprego no país. Com relação aos gastos que o governo federal tinha para sustentar os soldados, os tanques de guerra, os