atividade avaliativa 01 llm d
SENAC Viamão
Carolina Pereira Jung
Atividade Avaliativa 01
27/08/2015
Elabore um texto explicando a análise ergonômica do trabalho, as partes que a compõem e os itens que devem ser avaliados. Cite exemplos de problemas ergonômicos e faça sugestões para melhorar o local de trabalho do ponto de vista da ergonomia.
Na ergonomia diversas ferramentas têm sido utilizadas para melhorar a adaptação do trabalho ao homem. A análise do posto de trabalho e de como o homem interage nesse ambiente são fatores de grandes discussões por pesquisadores. Trazem diversos debates à medida que introduzem o alvo de interação dos diferentes aspectos abordados pela ergonomia então fazemos o Laudo Ergonômico exatamente para a pessoa que está trabalhando naquele posto de trabalho específico.
A NR 17 segundo à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Para avaliar essa adaptação das condições de trabalho às tais características dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelece a NR17.
Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observando que o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseando-se no número individual de toques sobre o teclado, incluindo o automatizado. O número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8 mil por hora trabalhada, sendo considerado toque real, para efeito desta NR, cada movimento de pressão sobre o teclado, o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de 5 horas,