atividade anhembi marketing 1
Para este trabalho foi utilizado os conceitos da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow conforme Chiavenato (2003).
A hierarquia das necessidades de Maslow é dividida em duas categorias. A Primaria, composta por necessidades fisiológicas e segurança e as secundárias compreendem as necessidades sociais, estima e auto-realização.
Para exemplificar algumas necessidades será abordada a categoria primaria, portanto, as necessidades fisiológicas tratam da busca pelo essencial para ter a vida, como por exemplo, obtenção e uso de água e alimentos. Já a segurança diz respeito as maneiras de como manter a vida em segurança, ou seja, tomar decisões em função de escolhas que proporcionem menores riscos.
Com isso, identifica-se que as necessidades são iguais para as pessoas e tem poucas variações, pois a água e comida, citadas como exemplo, são considerados paradigmas para os seres humanos.
Conforme Kotler e Keller (2006) os desejos estão relacionados aos objetos a serem utilizados para satisfazerem necessidades. Pode se mencionar que a fome, necessidade fisiológica da categoria primaria de Maslow, demanda diferentes soluções conforme cada pais, cultura e tradições, por exemplo, para um brasileiro um prato de arroz e feijão pode ser algo padrão e ideal para saciar a fome mediante o conhecimento e tradição, porém para outros países e/ou culturas poderiam não considerar este prato de primeira instancia.
Deve-se ainda mencionar que o marketing pode influenciar no processo da formação dos desejos, uma vez que a partir de propagandas e outras técnicas torna-se possível estabelecer ferramentas para solucionar cada uma das cinco necessidades. Por exemplo, para se resolver a fome pode-se comer um lanche rápido de uma determinada empresa, para se ter segurança