atividade aeróbia e anaeróbia para hipertensos
A hipertensão atinge um número cada vez maior de indivíduos em todo o mundo, tornando-se um grande problema de saúde pública principalmente em países desenvolvidos. A preocupação de como propor um programa de atividade física eficiente para este público aumenta de acordo com a evolução da Ciência do Esporte. Exercícios aeróbios x Exercícios anaeróbios
É importante salientar :
Genericamente falando, os termos aeróbio e anaeróbio se referem à presença e a ausência de oxigênio, respectivamente. Embora haja essa diferenciação, é importante salientar que nenhuma atividade física é estritamente aeróbia ou anaeróbia. O que acontece é a predominância de uma ou outra, influenciada por fatores como respiração, intensidade e duração.
Atividade Aeróbia :
Os exercícios aeróbicos trabalham uma grande quantidade de músculos de forma rítmica, aeróbico significa “com oxigênio”, portanto, usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, e também para queimar gordura e glicose que produzem adenosina trifosfato, responsável por transportar energia para as células. São feitos em um determinado nível de intensidade, por um período contínuo, e estimulam a função dos sistemas cardiorespiratório, vascular, e o metabolismo.
Ao praticar exercícios aeróbios, você será beneficiado de duas maneiras: queimará gorduras e melhorará seu estado geral de saúde.
Em um exercício aeróbio, a prioridade não é somente o gasto calórico, porque, se assim fosse, ele não seria eficaz na queima de gorduras. Imagine a seguinte situação: caminhar na esteira por meia-hora