Atividade 5 Raciocínio Lógico
0,2 em 0,2 pontos O silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo. Na sua forma padronizada, é constituído por 3 proposições: as duas primeiras denominam-se premissas, e a terceira, conclusão. As premissas são juízos que precedem a conclusão. Em um silogismo, a conclusão é consequência necessária das premissas.A seguir, são dados três conjuntos formados por 2 premissas verdadeiras e 1 conclusão não necessariamente verdadeira.
I. Premissa 1: Alguns animais são homens. Premissa 2: Júlio é um animal. Conclusão: Júlio é homem.
II. Premissa 1: Todo homem é um animal. Premissa 2: João é um animal. Conclusão: João é um homem.
III. Premissa 1: Todo homem é um animal. Premissa 2: José é um homem. Conclusão: José é um animal.
É (são) silogismo(s) somente:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
III
Resposta Correta: c.
III
Feedback da resposta: A conclusão do raciocínio em I não é consequência necessária das duas premissas pois Júlio pode ser um animal que não pertença à classe dos "alguns animais" homens. Portanto, não é possível afirmar com certeza ("consequência necessária") que Júlio é um animal. Não temos silogismo em I.
A conclusão em II também não é consequência necessária, pois estamos diante da falácia da afirmação do consequente. Não há silogismo em II.
A conclusão em II é correta. Pois não há homem que não seja animal. a premissa 1 é categórica ao afirmar que qualquer que seja o homem, este será animal. Como a premisa 2 afirma que José é um homem, a conclusão necessária é que José é um animal. Estamos diante da regra modus ponens da Lógica. Temos silogismo (denominado silogismo hipotético) em III. Portanto, somente III é silogismo. Resposta: C • Pergunta 2
0 em 0,2 pontos Leia o trecho a seguir:
“Veja o caminho que vai da ideia ao argumento: o primeiro momento é a apreensão dos fatos e a formação das ideias, que são enunciadas através do termo; a seguir, da relação das ideias entre si