Atividade 4
Entretanto, dada a necessidade dos participantes do mercado internacional em adquirir bens e serviços, não basta apenas saber qual a taxa de câmbio que está sendo praticada. Existe uma diferenciação que é necessária ser levada em conta, o que é a taxa de câmbio nominal e a taxa de câmbio real.
A taxa nominal de câmbio é simplesmente o preço de uma moeda comparada ao preço de outra moeda, dado o regime de câmbio, que pode ser flutuante ou fixo. Já a taxa real de câmbio é a comparação de preço dos produtos entre os países, é importante ressaltar que o preço não será comparado por cada produto especificamente, eles estarão relacionados em uma cesta de referência. Para se determinar a taxa real de câmbio, multiplica-se a taxa de câmbio nominal pelo preço externo e divide-se pelo preço interno. Logo, alterações nos níveis de preço, levam a alterações na taxa de câmbio. Quando há um aumento no preço de um bem interno em relação a um bem externo, significa dizer que houve uma apreciação real. Quando o contrário ocorre, e há um aumento do preço de um bem interno em relação a um bem externo, tem – se uma depreciação real.
A taxa de câmbio real afeta também as exportações líquidas do país (exportação – importação), que por conseqüência afeta a produção nacional. Basta imaginar que houve uma elevação na taxa real de câmbio, isso significa que, o preço do produto interno ficou mais caro do que o preço do produto externo (ceteris paribus). Logo, os indivíduos terão preferência pelo