Atividade 4 PDI
Atividade 4 - Reflexão sobre o PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) está previsto no Decreto nº 5773/2006 e é uma das exigências obrigatórias de avaliação para cursos superiores. É um documento no qual são definidas as missões e as estratégias para atingir as metas e objetivos de instituições do ensino superior. Tais itens possuem validade por um período de cinco anos, devendo após esse período conter a relação de desempenhos para comparações.
Sendo assim, o PDI serve como orientação no planejamento da instituição no período que o mesmo abrange, na identificação de ações e atividades que se pretende desenvolver no âmbito acadêmico e administrativo da instituição a que o mesmo se refere.
De acordo com Brasil (2006), o que deve ser contemplado no PDI organiza-se em três níveis hierárquicos: Dimensões, Categorias de Análise e Indicadores. Conforme tabela abaixo:
Dimensões
Agregam os dados e informações das Instituições e de seus cursos em 3 (três) níveis amplos, compreendendo:
1. Organização Institucional e Pedagógica
2. Corpo Docente
3. Instalações
Categorias de Análise
Constituem os desdobramentos das Dimensões, organizadas, cada uma, também em 3 (três) níveis, de acordo com as características consideradas mais pertinentes em função dos processos futuros de análise e avaliação.
Indicadores
São os desdobramentos das categorias de análise e também estão organizados em função da sua proximidade e interdependência.
Fonte: Brasil (2006) – Dimensões, Categorias de Análise e Indicadores - PDI.
Assim, nota-se a importância do PDI para as instituições e para a gestão educacional, pois o mesmo é construído mediante a participação de todos os envolvidos: servidores, alunos e sociedade em geral. É o PDI que orienta as decisões tomadas na instituição e na gestão educacional, sendo então um norteador do caminho seguido com o intuito de alcançar os objetivos pautados pela instituição com base em sua missão, valores e princípios.