Atividade 4 - antropologia
Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:
“O que caracteriza a autenticidade de uma coisa é tudo aquilo que ela contém e é originalmente transmissível, desde sua duração material até seu poder de testemunho histórico. Como este próprio testemunho baseia-se naquela duração, na hipótese da reprodução, onde o primeiro elemento (duração) escapa aos homens, o segundo – o testemunho histórico da coisa – fica identicamente abalado. Nada demais certamente, mas o que fica assim abalado é a própria autoridade da coisa”. (BENJAMIM, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica).
Para Walter Benjamin, a experiência estética é:
Resposta
Resposta Selecionada: Um percurso racional.
Resposta Correta: Um percurso racional.
Feedback da resposta:
Comentários Corretos A alternativa correta é: Um percurso racional.
A experiência estética, isto é, a fruição artística, é antes de mais nada um percurso racional, que transcende a experiência subjetiva dos sentidos em direção a formas mais elaboradas de conhecimento e expressão.
Pergunta 2
A diversidade das culturas é compreendida como manifestação local de um mesmo princípio sistêmico de adaptação ecológica, social, econômica e ideológica, expressa em formas singulares de ser, viver e expressar sua humanidade única. No sentido sociológico podemos afirmar que recorre-se normalmente às noções de cultura:
Resposta
Resposta Selecionada:
Popular tradicional, erudita e de massa.
Resposta Correta:
Popular tradicional, erudita e de massa.
Feedback da resposta:
Popular tradicional, erudita e de massa.
Há um sentido sociológico, mais ligado às expressões artísticas, comunicacionais e psicoafetivas de uma organização social. Nessa perspectiva, encontraremos a preocupação de ligar tais expressões às estruturas socioeconômicas subjacentes e às suas funções normativas. Nesse âmbito recorre-se normalmente às noções de cultura popular e de massas, ou de