Atividade 3
Milton Santos fala sobre como a globalização nos é apresentada, como uma fabula, onde, por todos os meios de comunicação, nos é apresentado uma versão positiva da globalização. Mas então, Santos comenta sobre a “globalização perversa”, onde o ser humano virou egoísta. O poder do dinheiro prevaleceu sobre a solidariedade, por isso, pouco é visto para ajudar a combater a fome mundial e parte dos casos que foram vistos de ajuda, há interesses por trás desses atos, muitas vezes interesses políticos. Na questão do desemprego não é diferente, a perversidade do mundo influencia também na competitividade do homem, onde um quer ser melhor que o outro sem se importar em como irá afetar seus concorrentes.
2) No início deste tópico, apresentamos as ideias principais sobre como Karl Marx desenvolveu sua teoria para explicar as relações que existem em uma sociedade capitalista. Registre, em 8 a 10 linhas, as principais características dos métodos dialético e materialismo histórico propostos por ele.
O método dialético consiste nas contradições. Para Marx, os conflitos gerados pela sociedade levam-na à mudança e à transformação. Ao destacar os principais conflitos da sociedade, ele realça que tudo leva a contradição que, por sua vez, leva a sociedade a mudar. Sua teoria é baseada no movimento e na mudança da vida em sociedade e do fato de que nada é inerte. Já no materialismo histórico, Marx defende que a consciência humana é reflexo de sua realidade, ou seja, que a vida irá definir o pensamento e não ao contrario. Partindo disso, ele afirma que é intervindo na realidade do homem que podemos moldar sua consciência.
3) Estudamos questões diretamente relacionadas ao mercado