ATIVIDADE 3 MÓDULO 4 PROGESTÃO
Existem algumas formas de ensino e aprendizagem que são importantes na escolha do processo educacional dos alunos. Os educadores optam por posturas tradicionais ou as mais atuais. Na tradicional o professor é o detentor do poder, ele fala e os alunos escutam e obedecem e nas formas mais atuais de aprendizagem o aluno aprende a construir seu próprio conhecimento. Antes, se ao professor cabia apenas transmitir o conhecimento de forma pronta e acabada para seus alunos, agora espera-se que ele seja o mediador entre os alunos e o conhecimento a ser conquistado, facilitando sua aprendizagem. O principal papel do professor é, pois, o de orientar e guiar as atividades dos alunos, fazendo com que aprendam, progressivamente, o que significam e representam os conteúdos escolares, e também possibilitar aos alunos que estes construam seus próprios conhecimentos, sabendo que o processo de construção do conhecimento é aquele no qual os alunos se apropriam ativamente dos conhecimentos disponíveis e os articulam às suas experiências anteriores, de modo a conquistar novas formas de pensar, sentir e agir. O professor é de fundamental importância nesse processo.
Quanto às formas de ensino é possível distinguir, hoje, entre posturas tradicionais e posturas mais atuais. Na educação tradicional o aluno é considerado um ser passivo, cujo papel é apenas o de escutar, repetir e reter o conhecimento dado pelo professor. Nas mais atuais, o aluno é visto como alguém que contribui para sua aprendizagem de forma ativa: seleciona, assimila, interpreta e generaliza informações sobre seu meio físico e social. E é dessa forma que as escolas devem trabalhar, com foco na aprendizagem do aluno.
Uma maneira para promover o sucesso da aprendizagem do aluno é o trabalho diversificado na escola, onde os professores trabalhem com todos, em aulas expositivas, tomando cuidado para sistematizar conteúdos