Atividade 2
C.CONTÁBEIS TEORIA DA CONTABILIDADE – EAD – PROF. MARCO ANDRÉ PEGORINI
ATIVIDADE 2
DATA DE POSTAGEM NO WEBFÓLIO: 05.09.2015
Questão: Qual, ou quais, a(s) principal (is) contribuições de cada Doutrina Contábil / Escola de Pensamento Contábil e o respectivo período de sua ocorrência.
Pesquisa em livros de: - Teoria da Contabilidade - História da Contabilidade e - História do Pensamento Contábil
Apresente no seguinte formato:
Acadêmico: Carmo José Arnhold
Doutrina / Escola / Corrente Científica
Precursor /
Líder Intelectual
Principais Intelectuais
Período
Contribuição
Materialismo substancial
Francesco Villa
Zappa, Besta e Masi
Primeira metade do século XIX (1840)
Entendeu que a riqueza é a “substância”, o principal objeto de estudo, colaborou para o conceito de patrimônio como um conjunto de bens diferentes, identificados pelo mesmo propósito de utilização. Para eles a contabilidade não é apenas um registro ou uma informação, é necessário conhecer o seu substancial para ter um bom entendimento. Foi uma doutrina que trouxe ao mundo da Contabilidade o uso do conceito patrimônio e com ele, a existência dos bens tangíveis e intangíveis.
Personalismo
Giuseppe Cerboni
Giovanni Rossi, Giovanni
Massa
Segunda metade do século XIX (1860)
Destacou-se pela ideia de responsabilidade pessoal entre os gestores, no cunho administrativo-jurídico da relação entre os direitos e as obrigações, que são fundamentais. Foi uma doutrina que definiu na contabilidade a diferença entre direitos e obrigações, dando sentindo também ao uso da ação de debitar e creditar, formando também a explicação para o uso de registros, para quem compra e quem vende.
Controlismo
Fábio Besta
Carlo Ghidiglia, Pietro
D”Alvise
Segunda metade do século XIX (1880)
Que em seus estudos diz que a contabilidade traz o controle econômico nas empresas. Suas contribuições foram o estudo e controle da riqueza de suas funções, estudo dos agregados da riqueza, tratou