Atividade 2 Brinquedos E Brincadeiras
Curso: Pedagogia
Disciplina: Brinquedos e Brincadeiras
Profª: Lilian Suzuki
Aluna(o): Aroldo Ventura de Araujo - RGM – 331462
1. Pesquise e leia mais sobre: O que é jogo? O que é brincadeira?
2. Faça um texto (com +/- 15 linhas):
Por que esta distinção seria importante no plano de aula? A partir de qual ano/série escolar, esta distinção poderia não ser necessária?
3. Cite as fontes de sua pesquisa.
JOGOS E BRINCADEIRAS
São várias as definições para jogo e brincadeira. Para Friedmann (1996) e Volpato (1999), citados por Almeida e Shigunov (2000) a brincadeira refere-se ao comportamento espontâneo ao realizar uma atividade das mais diversas.
Kishimoto (2002) o brincar promove a busca por meios e pela exploração exercendo papel fundamental na construção de saber fazer. O brincar é um ato de divertimento. A existência das regras simples ou a inexistência das mesmas. Ausência de tensão e não-compromisso com resultados, com liberdade na sua construção e ao praticar e tem por objetivo a diversão, na busca prazer e alegria, apresentando enorme dimensão simbólica, criando ponte entre os mundos: imaginário e real (SILVA E GONÇALVES, 2010).
Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento. O jogo é uma atividade física ou intelectual que integra um sistema de regras e define um indivíduo (ou grupo) vencedor e outro perdedor.
Os jogos podem ser utilizados para fins educacionais para transmitir o sentido de respeito às regras e a mensagem de que numa disputa entre adversários haverá sempre um que perde e outro que ganha. “Um jogo é um sistema no qual os jogadores envolvem-se em um conflito artificial, definida por regras, que determina um resultado quantificável". (Katie Salen e Eric Zimmerman).
No que se refere à aprendizagem ao Plano de aula, utilizar a brincadeira como um recurso é aproveitar a motivação interna que as crianças têm para tal comportamento e tornar a aprendizagem de