Atividade 12
Antes de tudo vamos entender a diferença entre virtude e valores. Virtude é uma qualidade moral, o hábito de se realizar boas ações, em outras palavras nada mais é do que praticar o bem e evitar o mal; é ela que nos impulsiona para o cumprimento de nossos deveres. Já os valores são formas de qualificar a vida, a sociedade, a família, o homem, enfim tudo que envolva o indivíduo, como por exemplo, a justiça, beleza ou bens e seus opostos, ou seja, são maneiras emocionais de reconhecer algo que o satisfaça.
A relação entre essas qualidades nos revela, portanto, mais do que uma simples aptidão para certa boa ação, ela se refere a uma verdadeira inclinação interior que determina a essência ou a natureza de um ser.
Na parte religiosa, quando adquiridas e reforçadas essas qualidades, por atos moralmente bons e repetidos, os cristãos acreditam que são purificados e elevados pela Graça Divina.
O individualismo cresceu, e o melhor esta sempre relacionado a status e dinheiro, no que diz respeito ao fato de que quanto mais se tem, maior será sua importância para a sociedade, sem levar em conta se isso será bom ou ruim para si ou para o próximo. Foram perdidos os valores, e a virtude só é alcançada por aqueles que agregam valores corretos durante a vida.
Pode-se concluir que a virtude será sempre uma qualidade absoluta, própria de cada indivíduo, que busca feitos positivos para sua vida sem prejudicar outrem. E os valores, qualidades relativas que irão se modificar de acordo com o tempo e o lugar, tendo por consequência a inexistência de valores absolutos.