Atividade 10 Ec Nomia
R: Um dos principais problemas está relacionado a inflação. Na incapacidade de o país produzir o suficiente para atender à demanda reprimida. Existe também um incentivo por parte do governo de estimular compras sem haver a produção necessária para atender o consumo.
Outro fator considerável foi a grande queda da taxa de juros. Muitas pessoas passaram a gastar de maneira desenfreada, se endividaram e não conseguiram pagar a conta, causando um “rombo” econômico. Além disso, a porcentagem de investimento internacional refletido no resultado político fez com que o real se desvalorizasse mais e pode causar o fechamento do dólar ao preço de 2,50 ao final deste ano e de até 2,70 no final de 2015.
2 – Como isso tem afetado as exportações e importações brasileiras?
R: A baixa do real causa um aumento nas exportações, uma vez que os EUA são a maior potência do mundo, são eles os maiores consumidores também. Com isso, o dólar é a moeda mais utilizadas em transações internacionais.
Então, quando os EUA importam produtos Brasileiros, eles pagam em dólar. E quando a moeda entra no país é trocada em um banco de câmbio pelo valor correspondente ao Real.
Por causa disso, as comodites que são negociados em bolsas são em dólar, isso quer dizer que quanto mais desvalorizado o real, mais caro ficaram esses produtos no país. E esses produtos são a base de praticamente tudo, ou seja, a inflação aumenta e corroí o poder de compra do brasileiro, diminuindo as importações.